-------- Pesquisar Neste Blog --------

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

→ Resenha do livro – O Grande Desafio/ Pedro Bandeira

Claro leitor do blog Margem Literária, hoje apresento a você a resenha do livro O Grande Desafio de autoria do escritor brasileiro Pedro Bandeira. Este que já escreveu mais de cem livros, sendo conhecido pela sua série de grande sucesso “Os Karas”.



Autor Pedro Bandeira


A série inicia-se com o livro “A Droga da Obediência” é de tirar o fôlego do começo ao fim da leitura. Temos uma resenha dele aqui em nosso blog. 

Leia a resenha do livro: A Droga da Obediência 

Vamos junto descobrir o que Pedro Bandeira se propôs no livro O Grande Desafio, o título por si só já é bem intrigante e chamativo. 



SBN-13: 978-8516103569
Ano: 2016
Edição: 1º 

Capa comum: 368 páginas
Editora: Moderna
Resenhado por: Samuel Tenório
Comprar: Amazon | Submarino | Americanas | Shoptime


SINOPSE: Uma trama criminosa está para destruir o colégio mais tradicional da cidade! E sua única esperança de salvação é a inteligência de Toni, um aluno especial, especial demais! Ele tem de salvar a vida do velho diretor da escola, além de conseguir provas para salvar da cadeia o seu Afonso, o pai de Carla, a garota de seus sonhos... Será que seus quatro sentidos, tão aguçados, podem fazer com que Toni vença esse desafio tão grande? Mergulhe nessas emoções: você vai se arrepiar!


8º Resenha do "Margem Literária"


Comprando nos links abaixo você ajuda na manutenção do Blog Margem Literária. 

Amazon Brasil: http://amzn.to/2CznXq4
Americanas: https://goo.gl/vRQECd
Submarino: https://goo.gl/2zYKcm
Shoptime: https://goo.gl/z4GEkk
Sou Barato: https://goo.gl/T3xhqV

Ah, preparado para mais uma aventura? Então bora lá! 

O protagonista, Toni, é um garoto quase normal, inteligente, estudioso, admirável habilidade com computadores, educado e um excelente nadador. 

Huuuum, certamente você estar se perguntando: porque ele é QUASE NORMAL? 

O Toni, não tem nada de sobrenatural ou poderes como invisibilidade, leitura mental, força sobre-humana, velocidade. Nada disso, é quase normal, pois, ele é cego. 

A sua mãe o incentiva para que nunca desista dos seus sonhos afirmando que ele é capaz de tudo. 

Com essa força e entusiasmo Toni se envolve numa grande aventura para ajudar a colega de escola, Carla (a menina que é completamente apaixonado), a livrar o pai dela de uma acusação sem cabimento nenhum. 

A história tem como cenário o famosíssimo Colégio Professor Cidinha Moura, seu Afonso, pai da Carla, trabalha de contador na presente escola. 

Nos padrões de vida, podemos dizer que seu Afonso mantem a família bem estruturada, no entanto, Marta a sua esposa e mãe de Carla, sofre de uma doença séria que necessita de cuidados rotineiros. 

O contador seu Afonso, em desespero total pede ajuda a quem não devia a socorrer a esposa, sozinho não consegue mais saldar todas as despesas médicas e pagar as contas de casa. 

Acontece um desfalque no financeiro da escola, logo o contador seu Afonso, com os problemas financeiros passa ser o principal suspeito do crime. 

Assim, é levado preso injustamente, mas o mesmo fala com vigor que foi o responsável do roubo. 

Espere aí! Hum você deve estar se perguntando: como um inocente confessa um crime que não fez? Como um contador experiente deixa um desfalque tão aparente no sistema financeiro? Como um homem direito rouba a escola que trabalha de contador? Teria sido a necessidade e a urgência de recursos para manter a casa é o tratamento da esposa o levou a praticar o roubo?

Tais questionamentos foram feitos também pelo protagonista, Toni. 

Realmente, seu Afonso é inocente, mas assumiu a culpa por ser chantageado por Don Peperone, alertou de tirar a sua filha da escola e não mais forneceria os remédios que Marta necessita.

Então, seu Afonso desesperado e para da continuidade o estudo da filha e o tratamento da esposa, assumiu ser culpado do roubo, o maior escândalo do famoso Colégio Professor Cidinha Moura.

Diante dos tumultos que o Cidinha passava com a prisão do contador, acontece um grave acidente! Alguém de muita importância “caiu” da escada. 

Toni enxerga possível relação com a prisão de seu Afonso, visto que, o faz questionar: o acidente deverá ter transcorrido por causa do desfalque?

Com a certeza que o pai de Carla não é culpado, Toni e Carla terão por missão desvendar o crime e livrar o seu Afonso da prisão.  

Esta jornada é uma ótima oportunidade para que Toni esteja juntinho da garota que ama e possa finalmente conquistá-la.

É necessário imediatamente provar a inocência de seu Afonso.

Acontecem inúmeras mudanças no colégio após o acidente e o desfalque ainda não compreendidos. Coisa grande e estranha vem acontecendo.

Toni mostra que é capaz ao superar aqueles que pensam que não conseguem desenvolver as atividades normais do dia a dia. Irá realizar o trabalho de detetive para livrar o pai da amada da prisão.

Tem momentos que ele próprio supera a si mesmo, em razão de ir além das limitações que antes achava que possuía. 

A deficiência também pode ser uma vantagem, isso Pedro Bandeira desenvolveu muito bem ao longo da história, não para que Toni sentir-se melhor perante as "pessoas normais" ou o tomasse como comodismo ou coitadismo.

Não poderei dar mais detalhes do enredo, portanto, o que posso garantir é que Toni e Carla enfrentam o crime organizado, bate de frente com a forte cobiça, deparam com os medos e os preconceitos.

A minha opinião geral sobre o livro O Grande Desafio



A narrativa é criativa e gostosa de ler, prepare-se para ter bastante emoção e verá que tudo é possível quando temos vontade e coragem de lutar por algo que sonhamos e acreditamos. 



Embora Pedro Bandeira, decerto modo, deixe evidente quem é o vilão antes do fim do livro. Isso porque, no meu ponto de vista, não era o seu objetivo ocultar o vilão e o revelar no fim, que já seria interessante e normal para um livro que trás trama de desvendar um crime.


Contudo, o objetivo de Bandeira, é que o leitor cative uma sintonia com Toni e o acompanhe em todas as tomadas de decisões, estas que por sua vez causarão inúmeros desafios, erros e acertos até o fim de solucionar o crime.

Não tenho dúvida que o livro O GRANDE DESAFIO será uma leitura prazerosa, cativante, chamativa e reflexiva sobre a nossa existência e condição de ser humano. Pedro Bandeira nos leva a pensar que tudo é possível de ser adaptado e que jamais havermos de limitar ninguém seja qual for a condição.

A limitação não estar na pessoa e se naquele ou naquela que o limita.

O livro O Grande Desafio é destinado principalmente ao público infantojuvenil; pode e deve ser lido por todos os públicos, essa é a grande magia dos livros de Pedro Bandeira, alcançar um público diversificado.

Você gostou da resenha do livro O Grande Desafio? Deixe nos comentários as suas observações da resenha ou fale de suas experiências se já leu o livro.

Compartilhe essa resenha com os amigos que gosta da literatura brasileira ou com aqueles que estão iniciando o processo de leitura. Para que se tenha conhecimento do autor e deste belíssimo livro O GRANDE DESAFIO.
"Lembre-se, a leitura é uma das melhores ações para nós, quem ler nunca terá a visão limitada e o mundo torna-se expressivo e mais extraordinário."
Agradeço a visita no blog Margem Literária e por ler esta resenha até o final. Espero que  eu tenha o cativado a ler o livro e conhecer um pouco mais do escritor Pedro Bandeira.

ATENÇÃO: Compre este e outros livros do escritor Pedro Bandeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Como Escrever um Livro e Publicar na Amazon Gratuitamente?

Quero escrever um livro! Escrever um livro é um sonho para muitos, todavia, poucos se destinam a realizá-lo. Eu quero escrever ...